fevereiro 8, 2019

Dirija com responsabilidade

Muito se diz sobre a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em nossa vida. Estamos habituados a transferir a culpa, quando falhamos em alguma coisa. É a forma mais cômoda não é mesmo?

Mas transferir a culpa, faz com que abrimos mão do controle. Por isso, é importante o controle sobre os eventos da nossa vida. Dirigir com mais responsabilidade, por exemplo, basta que cada motorista tenha noção de como agir nas variadas situações de perigo no trânsito.

No entanto, muitos motoristas se enquadram na baixa percepção de risco e pensam que acidentes só acontecem com os outros. Com isso, se permitem correr riscos e aumentam a probabilidade dos acidentes acontecerem.  

É o que acontece no caso de excesso de velocidade, pesquisas apontam para o comportamento de motoristas, que neste caso pensam estar no controle da situação. Mas o risco não é percebido como tal. Portanto, é obrigação de qualquer motorista buscar conhecer a legislação de trânsito.

Adotar uma postura mais pacífica no trânsito, por exemplo, uma direção defensiva, se preocupando com o bem-estar de outros motoristas e pedestres, também ajuda! Respeitar as leis de trânsito, manter o veículo em boas condições de uso, são condutas de autoresponsabilidade. Afinal, uma direção mais cautelosa pode prevenir possíveis erros de outros motoristas!