fevereiro 4, 2019

Para que serve o acostamento?

O acostamento é destinado à parada ou estacionamento de veículos em casos de emergência. E sua utilização exige muita atenção, é preciso precaução e segurança de todos que estão trafegando na mesma via.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o acostamento tem quatro funções que são garantidas por lei, a motoristas e pedestres, que são:

Parada rápida de veículos, para embarque e desembarque de passageiros;

Estacionamento de veículos, em caso de emergência, o que leva um tempo superior ao da parada, para resolver qualquer tipo de problema mecânico ou pessoal (como de saúde);

Trânsito de pedestres e ciclistas, quando não há uma faixa destinada a eles, como calçadas, ciclovias e ciclo faixas.

É preciso estar atento aos espaços destinados a pedestres e ciclistas, caso houver. Pois, é preciso que se transite por ele, para que o mesmo não seja multado.

O acostamento é um trecho muito importante de nossas rodovias. Para os motoristas que passam por situações difíceis na estrada, como falhas mecânicas dos veículos, e até mesmo problemas de saúde com alguns passageiros, é importante lembrar que se pode contar com este trecho da via capaz de ajudar naquele momento.

Lembrando que a utilização correta dentro das normalidades expressas no (CTB), ajuda a evitar acidentes. Se houver bom senso e responsabilidade, podemos tornar o trânsito mais seguro para todos.

Fonte:Código de Trânsito Brasileiro. Link: http://bit.ly/2RwndZs